O guia de marca (ou brand guideline) é fundamental para formar a identidade visual de um negócio.
A questão é: há casos em que é um fator pouco valorizado na estruturação de empresas. Na verdade, muitas empresas desconhecem o uso do guia de marca.
A seguir, vamos explicar mais sobre o que é esse método e do porquê o uso é importante na hora de montar um empreendimento.
O que é o guia de marca?
Nada mais, nada menos que um guia projetado para ditar as boas práticas do uso de um logotipo ou da construção de uma comunicação visual. E não é apenas isso!
Especificar as características do projeto informando os respectivos códigos das cores utilizadas (RGB, CMYK, Pantone, etc.) e a tipografia usada.
Por que o guia de marca é importante?
Fazer um negócio, uma marca, reconhecível não é tarefa fácil. Entretanto, sabe-se bem por onde começar: com uma cor predominante ou uma combinação, uma tipografia diferenciada, elementos visuais para compor o resto da cena…
Enfim, um padrão exclusivo.
Pense na Coca-Cola. O uso do vermelho e da letra cursiva não é indiscutivelmente a imagem da empresa?
Se qualquer outra marca de refrigerante usasse, ao menos, o vermelho em sua comunicação visual, certamente seria confundida com Coca-Cola inicialmente.
O guia de marca é feito justamente para evitar esta confusão, oficializando a identidade da marca e, então, guiando o desenvolvimento de materiais e peças publicitárias.
Além disso, anotar os mínimos detalhes a respeito da comunicação visual do negócio é fundamental para manter conceitos e padrões na comunicação corporativa, mesmo ao trabalhar com outros profissionais.
Você já tinha parado para pensar na importância desse guia? Bacana, né?!