Author picture

Espero que você goste desse artigo.
Siga-nos também em nossas redes sociais!

Guia de marca: por que é importante?

Compartilhe:

O guia de marca (ou brand guideline) é fundamental para formar a identidade visual de um negócio.

A questão é: há casos em que é um fator pouco valorizado na estruturação de empresas. Na verdade, muitas empresas desconhecem o uso do guia de marca.

A seguir, vamos explicar mais sobre o que é esse método e do porquê o uso é importante na hora de montar um empreendimento.

O que é o guia de marca?

Nada mais, nada menos que um guia projetado para ditar as boas práticas do uso de um logotipo ou da construção de uma comunicação visual. E não é apenas isso!

Especificar as características do projeto informando os respectivos códigos das cores utilizadas (RGB, CMYK, Pantone, etc.) e a tipografia usada.

Por que o guia de marca é importante?

Fazer um negócio, uma marca, reconhecível não é tarefa fácil. Entretanto, sabe-se bem por onde começar: com uma cor predominante ou uma combinação, uma tipografia diferenciada, elementos visuais para compor o resto da cena…

Enfim, um padrão exclusivo.

Pense na Coca-Cola. O uso do vermelho e da letra cursiva não é indiscutivelmente a imagem da empresa?

Se qualquer outra marca de refrigerante usasse, ao menos, o vermelho em sua comunicação visual, certamente seria confundida com Coca-Cola inicialmente.

O guia de marca é feito justamente para evitar esta confusão, oficializando a identidade da marca e, então, guiando o desenvolvimento de materiais e peças publicitárias.

Além disso, anotar os mínimos detalhes a respeito da comunicação visual do negócio é fundamental para manter conceitos e padrões na comunicação corporativa, mesmo ao trabalhar com outros profissionais.

Você já tinha parado para pensar na importância desse guia? Bacana, né?! 

ONDE ESTAMOS

Rua Frei Gaspar, 50
Centro, Santos

CONTATO

thalyta@wpldigital.com.br

Desenvolvido por Wpl Digital – 2024

Rolar para cima