Somos todos consumidores e sempre buscamos informações dos produtos/serviços que queremos adquirir, fazendo pesquisa sobre feedbacks de clientes para se ter uma ideia sobre como anda a reputação da marca.
Essa reputação nos influencia na decisão de compra ou não do item desejado. De acordo com uma pesquisa feita pelo Grupo Consumoteca, uma empresa de pesquisa de dados, 80% dos consumidores realizam compras com base na experiência de outros clientes.
A pesquisa ainda aponta que 67% pesquisam o preço, a reputação da marca e a qualidade do item que pretendem adquirir. E são apenas 51% dos consumidores que fazem feedbacks e avaliam a compra.
Mas quando adquirimos o produto/serviço damos o nosso feedback?
A maioria das pessoas deixam de avaliar a compra e não faz seu papel colaborativo para que outros consumidores possam adquirir ou não um determinado serviço ou produto, isso é ruim para a empresa e também para outros potenciais clientes que na dúvida do negócio ser bom ou não, acabam não adquirindo.
Por isso, é importante entender que ser um bom cliente vai muito além da simpatia e compreensão com o prestador de serviço, a sua opinião é considerada um fator determinante para que várias pessoas sejam beneficiadas por ela por meio de uma avaliação na experiência da compra ou do serviço negativo, positivo e principalmente construtivo, o que colabora com a melhora da marca.
Hoje comemoramos o Dia do Cliente. O Código de Defesa do Consumidor possui condutas e regras tanto para quem vende, quando para quem contrata.
Nesse dia, queremos reforçar a ideia que se consumidores e fornecedores cumprirem com o que acordado e tiverem a sensibilidade e disponibilidade para transformar esse relacionamento marca x cliente, os clientes satisfeitos, quando solicitados deixam a avaliação. E os insatisfeitos deixam também!
O bom cliente jamais é egoísta e não termina a compra assim que obtém o produto, quando fica satisfeito ele quer falar para todo mundo que fez um bom negócio, afinal de contas, a melhor propaganda é feita pelo cliente satisfeito!
Desejo que neste dia 15/09, o Dia do Cliente inspire você e a seus clientes para que sejam sempre empáticos e justos. Feliz dia e desejo bons negócios!